Entrevista com Tsugumi Ohba


Entrevista com Tsugumi Ohba


Você já havia
previsto aquele final desde o início da obra? 

Havia a sugestão de L vencer no meio da história e terminar
com a morte de Light. Porém, o que eu não mudei foi a idéia de “Ao final, Light
deveria ser punido por seus atos e morrer”. Outra idéia fixa que eu tinha desde
o início era a revelação de que “ Ao morrer tudo resulta em nada”. Felizmente
consegui escreve-lo e creio ter chegado ao formato que pretendia.

De onde surgiu a
idéia do “Death Note”?

Não é que eu tivesse me deparado com algo que me desse essa
idéia. Mas, quando eu imaginava a história, foram surgindo os detalhes sobre as
regras e a figura dos shinigamis. Então, chegou uma hora que achei que aquelas
idéias poderiam dar uma história.

Em se tratando de
série, não foi difícil criar momentos de clímax a cada episódio?

Quando eu escrevo uma história, eu penso antes no final e
depois vou desenvolvendo-a. A partir de uma história maior, eu penso em até
onde posso colocar dentro de um episódio. Em cima disso em crio o storyboard
para chegar ao desfecho que previ. Mas, veja, eu uso esse método por falta de
calma. Na época do início da série, eu achava que tinha de enfiar todas as
minhas idéias. Queria desenvolver toda trama com receio de que ninguém lesse a
obra. Além disso, parece que sou incapaz de prolongar uma história. Quando
tenho uma boa idéia, preciso inseri-la imediatamente na trama.

De que maneira você
foi definindo as regras do Death Note?

Eu já havia definido de forma geral no início, mas é claro
que algumas foram criadas no decorrer da trama. Eu fazia uma verificação
rigorosa para que não ficasse fora do contexto e isso me dava um trabalhão...(risos)

Como imaginou o
Light?

Ele realmente era um bom garoto até possuir o Death Note. De certa forma, vejo-o como uma
vítima que teve sua vida destruída ao encontrar o caderno. Sua intenção inicial
de mudar o mundo deve ter sido boa, mas ele provavelmente teve algum desvio,
além de um convencimento quanto a sua própria inteligência. Quanto ao nome,
procurei no dicionário de nomes que poderia se escrever hoshi (estrela) e ler
Light e fiz uma adaptação a partir daí. Quanto a Yagami, fiz algumas sugestões
e pedi pedi aos revisores que definissem. Fiquei muito feliz por esse nome ter
um significado especial envolvendo o final da história.

E como imaginou o
personagem L?

Primeiramente, L surgiu da idéia de ter um representante da
Justiça que tentasse deter Light. Para tanto tinha de ser um “detetive
excepcional” e acabou surgindo na forma de um rapaz porque eu achei que se a
diferença de idade com Light fosse grande, perderia a graça. Não pensei em
absolutamente nada sobre o passado de L. Ele já resolvera vários casos
considerados difíceis para ter chegado a posição e privilégiosde que gozava,
mas não consigo imaginar que casos foram esses e como L os resolvera. Aliás, eu
gostaria que Ishin Nishio, que escreveu o romance, pensasse isso por mim
(risos). Para o nome, achei que apenas uma letra do alfabeto seria o ideal para
quem deseja ocultar seu verdadeiro nome. Tentei várias opções e acabei me
decidindo por L. Na verdade, se a sonoridade fosse boa, qualquer letra
serviria, mas as opções ficam limitadas quando se pensa em uma única letra que
possa também servir como nome. Acaba sendo algo como “J” ou “L”.

E a outra personagem
principal, Misa? Como foi que ela nasceu?

Como a história só tinha homens, dando um ar árido, eu queria
incluir uma garota bonitinha... Foi só isso. O aparecimento de Misa como
segundo Kira era algo que já havia decidido no início e só aguardava pela hora
certa de fazê-la entrar na trama. Então
achei que logo após a morte de Naomi Misora seria o momento ideal. O estilo
“gothic lolita” é uma preferência particular minha. Além disso, achei que seria
mais interessante se ela tivesse uma característica particular, do que aparecer
com roupas normais. Mas como não gosto da moda “gothic lolita” exagerada, achei
que seria melhor dar uma moderada.

E sobre Soichiro, o
pai de Light?

Pensei nele como um policial sério, com um forte senso de
justiça. À medida que a história se desenvolvia, ele foi definhando de uma
forma que chega a dar dó,não é... Como era á única pessoa justa, fiquei em
dúvida até a última hora sobre a morte dele... Mas decidi faze-lo para o
prosseguimento da trama. Porém, eu havia jurado que Light não o faria e, por
isso, sofri um bocado para criar uma situação que não tivesse o envolvimento
direto de Light e que fosse quase um acidente.

A morte de Naomi havia
sido prevista desde o início?

Na verdade, eu pretendia deixa-la atua por mais um tempo
porque a Naomi retratada por Obata era muito atraente. Porém, como ela chegou
perto da verdade muito antes do que prevíamos, ela tinha de morrer para que
pudéssemos prosseguir, acho que foi o maior sufoco que passamos na série.

Como foi decidido o
aparecimento de Mello e Near?

Decidimos por Mello e Near como uma dupla. Colocamos dois
perseguidores porque se L era considerado o maior detetive do mundo, seria
estranho que outra pessoa fosse bem sucedido no caso que L não conseguira
resolver.Além disso, se só colocássemos um inimigo por vez, temia que se
tornasse a repetição da batalha Light x L. Por isso, decidimos pela batalha
entre três pessoas.Os desenhos foram deixados totalmente ao cargo de Obata. Só
disse que queria que tivessem um quê parecido com L. Fiquei em dúvida quantoa
idade deles. No início, até pensei em coloca-los como filhos de L. As
personalidades não foram reveladas no início, preferimos revela-las
gradativamente por meio de suas falas.

O que levou à criação
do personagem Mikami?

Eu precisava de mais um Kira para agir no lugar de Misa. Nós
pensamos muitos de como deveria ser este personagem. Na verdade, Mikami é o
único personagem que tem sua vida contada na história.

Quais os cuidados que
teve ao desenhar Mikami?

Primeiramente foi de alertar os leitores de que “Mikami
apoiou Kira por tais e tais razões e é um cara mau que usa o Death Note”. Isso
por eu não querer discutir sobre certo e errado em Death Note, eu procurei
não escrever muito sobre as reações do povo diante de Kira. Então, por incrível
que pareça, não há muitas referências sobre quem são os seguidores de Kira. Por
este aspecto posso dizer que Mikami foi seguidor de kira sobre o qual tomei o
mais cuidado na forma como ele apareceu na história.

Teve alguma
preocupação em especial com relação ás palavras “ O lugar para onde se vai após
a morte é o vazio”, que aparecem após a morte de Light?

Eu tinha prometido a mim mesmo que em DN ninguém que tivesse
morrido deveria ressuscitar.”Ressuscitar é burlar as leis!”. Essa era a regra
mais importante que eu tinha em mente para este manga. Por isso é que citei “o
vazio”.

Há algum tema em
especial que gostaria de expressar através de DN?

Nada em especial. Se tivesse de ter um tema, diria que “todo humano
morre um dia e, ao morrer não ressuscita”. Portanto, vamos preservar enquanto
estamos vivos. Por outro lado,não penso que a discussão de certo ou errado com
relação aos atos de Light seja importante. Particularmente, encaro da seguinte
forma: “Light é muito mau”, “L também é relativamente mau”, “Somente Soichiro
era justo”.

Ou seja, DN não tem a intenção de discutir certo ou errado e também não tem mensagens ideológicas?
Nunca pensei em colocar nada disso. Minha opinião pessoal é
muito perto da de Near quando ele disse “ A justiça deve ser analisada
individualmente”. Entendo que a obra que a obra acabe instigando as discussões
sobre certo e errado, mas como como isso acaba levando a algo ideológico, desde
o começo havia decidido que, pelo menos em DN, eu não escreveria sobre isso.
Acho até perigoso, além de considerar um tma sem graça para um mangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário